x16 Games: Criando Temas OPL

Criando Temas OPL

OPL é muito personalizável, mesmo para os temas mais extremas.  Você pode usar seus próprios ícones, fundos, arte da capa e mover elementos ao redor da tela para criar qualquer coisa que sua imaginação permitir. O OPL ainda permite que você use um fundo diferente para cada tela de jogo / app, mas vamos começar com as criações do tema pela primeira vez.


Exibir ícones
Nem todos os ícones são personalizáveis ​​para manter abrangência geral da GUI e prevenir tema lento
 no tempo de carregamento. Por esta razão, as "ações" comuns botões são fixos, que incluem: círculo, quadrado, triângulo, cruz, para cima, para baixo, começo, select, L1, L2, R1 e R2.
 Para os outros botões, o formato de ícones é PNG com apenas alfa, como precisamos de apoio transparência. O tamanho da resolução é 64x64.


• app.png = lista de aplicativos,
• config.png Menu = Configurações,
• disc.png = Itens exibidos em uma lista,
• eth.png = lista de Jogos na Rede,
• hdd.png = lista Hard Drive Interno,
• usb.png = USB lista Hard Drive,


Cada arquivo deve terminar com a extensão png, e de todo o nome deve ser em letras minúsculas.

Carregando Ícone
O ícone de carregamento é o elemento exibido quando OPL está carregando algo, rede, arte, etc. Você pode usar o seu próprio ícone de carregamento animação usando um conjunto de quadros em um loop infinito.
 Cada quadro é um PNG com ícone alpha, o tamanho é de 32x32. Cada arquivo deve terminar com a extensão ".png" e todo o nome é em minúsculo. Frames começam em zero e um max. 8 de quadros podem ser utilizados, utilizando os seguintes nomes:

• load0.png
• load1.png
• load2.png
• load3.png
• load4.png
• load5.png
• load6.png
• load7.png


Fundo personalizado
Você pode especificar uma imagem de fundo personalizada para ser exibida como plano de fundo em vez do padrão "Plasma" background.  A imagem pode ser em formato JPG ou PNG (imagens de fundo não use a transparência, o resultado seria imprevisível), uma imagem .jpg é recomendado.  A imagem será redimensionada para sua resolução de tela (640x512 para PAL, 640x448 para NTSC) e recomendamos a utilização de uma resolução de 640x480 que seria mais adequado para ambos os modos, permitindo ao compartilhar seus temas o mesmo tema para cada região console.

Capa Overlay
Esta é uma característica especial para permitir um efeito 3D (ou qualquer efeito "overlay", geada, poeira nas capas, etc ..) aplicados em seu Cover Art.
A sobreposição é uma simples imagem PNG (com alfa) com o nome "cover_overlay.png" que será desenhado na parte superior da tampa do real. Toda a magia é fazer uso extensivo de alfa transparência para aplicar algum tipo de efeito para a tampa.
Exemplo:


Você fornece a imagem de sobreposição e, em seguida, você tem que definir as inserções coordenadas onde a cobertura será redimensionada e desenhada, usando os quatro pontos de caixa delimitadora: canto superior esquerdo, superior direito, esquerdo e direito inferior inferior.
 Linhas para colocar em seu arquivo conf_theme.cfg:

• cover_blend_ulx = 14
• cover_blend_uly = 16
• cover_blend_urx = 153
• cover_blend_ury = 16
• cover_blend_blx = 14
• cover_blend_bly = 215
• cover_blend_brx = 153
• cover_blend_bry = 215

A foto da capa será transformado (esticada) para se encaixar no polígono acima.  Isso também significa que você deve usar algum ligeiramente maior arquivo de sobreposição, então você faz a qualidade não solta de sua cobertura.

     +         =   


Thru experiência, você vai ver que as coordenadas dos pontos de inserir não são exatamente respeitados, assim você pode precisar de ajustar a sua posição por alguns pixels.

Configurações Gerais
Aqui vamos descrever cada parâmetros gerais que podem ser definidas no arquivo conf_theme.cfg.
  • use_default
Um valor pode ser 0 ou 1, o padrão é 1.
Esta opção irá determinar o comportamento dos ícones customizáveis ​​(veja a lista acima). Por padrão, se você não adicionar ícones personalizados, a um padrão incorporado será usado. Mas se você definir esse parâmetro a 0, em seguida, todos os ícones em falta não será substituído.

  • items_list_icons
Um valor pode ser 0 ou 1, o padrão é 0.
Esta opção define a visibilidade do pequeno ícone de disco na frente de cada nome do jogo na lista de jogos. Se o seu jogo tem uma arte ícone, ele será usado em vez do ícone do disco padrão.
  • use_real_height
Um valor pode ser 0 ou 1, o padrão é 0.
Por padrão, o OPL trabalhar com um tamanho de tela virtual de 640x480. Quando você define X ou Y coordenar, valor de largura ou altura, deve variar dentro desta 640x480. Então, dependendo do seu modo de PS2, NTSC ou PAL, OPL irá adaptar estes tamanho e colocação de tela virtual de 640x448 ou 640x512, respectivamente.
Normalmente, o modo padrão (sem uso de altura real) é o que você quer, uma vez que permite o seu tema para ser exibido corretamente em ambos modo NTSC / PAL.
No caso de você querer entregar um tema especificamente projetado para NTSC ou PAL, e preferem trabalhar com a resolução da tela real, então você pode usar o modo de altura real.

  • displayed_items
Defina o número de itens que você deseja exibir na lista de 1 a 20. Isso pode ser usado para reduzir o tamanho da lista, se necessário, para um tema de fundo / layout específico.

  • background_mode

O valor padrão é 0.
Esta opção define o tipo de fundo para as listas de itens (jogos e aplicativos de lista) telas.
O valor é um dos seguintes:
  •  0 = Modo de Imagem - Se o seu tema contém uma imagem de fundo, ele será usado. Se não, o modo de "plasma" será utilizado em seu lugar.
  • 1 = Modo de Plasma -
  • 2 = Modo de cor -. O fundo vai usar uma cor sólida, tal como definido pela bg_color Veja abaixo
  • 3 = Modo Art - Isso permite arte de fundo a ser exibido para qualquer arte BG em sua coleção.  (Consulte Download Gallery> Criando Arte)
Quando o valor 3 é usado, fundo arte será exibida durante o jogo atualmente destacado em uma lista. Se nenhum BG Art está disponível para um jogo, o tema de fundo é exibido em vez ou o plasma padrão se nenhum tema de fundo é encontrado.

  • background_alt_mode
O valor padrão é 1.
Esta opção define o tipo de fundo para todas as outras telas: tudo menu de configurações, menu de diálogo, etc.

Tenha cuidado ao definir os seus próprios fundos ou cor, como o texto do menu pode tornar a leitura / selecionando difícil.

Mudança de cores:

  • bg_color - Ela define a cor de fundo, o qual é usado para o fundo no modo de cor, e para a cor do plasma.

  • text_color - cor usada para processar texto na tela.

  • ui_text_color - Cor utilizada para processar o texto de apenas as telas de diálogo.

  • sel_text_color - cor usada para o atual item de texto selecionado.

Valor String, começa com # e 6 dígitos hexadecimais. Ela define a cor na ordem R G B, utilizando 2 dígitos por cor.
Exemplo:
bg_color = # 2e 5e b0
text_color = # 00 9F ff
sel_text_color = # e3 00 00



Um exemplo conf_theme.cfg arquivo das definições acima:

 
 use_default =1
 items_list_icons=1
 use_real_height=0
 displayed_items=15
 background_mode=3
 background_alt_mode=2
 bg_color=#2e5eb0
 text_color=#009fff
 ui_text_color=#00ffff
 sel_text_color=#e30000




Personalizando o layout da tela
Você é capaz de mover-se elementos específicos da tela para melhor personalizar os seus temas para atender praticamente qualquer gosto que você tem.  Com essa flexibilidade, você pode criar fundos em qualquer estilo que você gosta.
Os elementos numerados nesta tela podem ser personalizados, quer na sua posição, o tamanho, a visibilidade ou a cor.  Dependendo do seu tipo (geralmente texto ou imagem), você pode especificar um determinado número de atributos adicionando entradas no arquivo de configuração (conf_theme.cfg) tema.
 
 Lista dos elementos
1. menu_icon
2. texto_do_menu
3. items_list
4. item_icon
5. item_cover
6. item_text
7. loading_icon
8. hint_text

 Quando um atributo não é especificamente presente no conf_theme.cfg, então seus valores padrão será usado.
 Para especificar um atributo, você deve usar a seguinte sintaxe: elemento _ atributo = valor

 Exemplo conf_theme.cfg:
menu_icon _ enabled = 0
texto_do_menu _ x 195 =
texto_do_menu _ y = 27
item_cover _ x = 129
item de _cover _ y = 230
item de _TEXT _ color = # 2e5eb0
item de _TEXT _ x = 129
item de _TEXT _ y = 349

 Lista de atributos e seus valores
• _ elemento habilitado

 Um valor pode ser 0 ou 1, o padrão é 1. Quando definido para 1, significa que o elemento será exibido na tela.  Quando ajustado para 0 o elemento não estará presente.
 
elemento _ alinhados

 Um valor pode ser 0 ou 1, o padrão é 1. Quando esse atributo é 1, as coordenadas do elemento são em relação ao ponto central da caixa delimitadora. Isso permite um alinhamento perfeito em todos os modos, e cada elemento size.When este atributo é de 0 significa que a cota do elemento são em relação ao canto superior esquerdo da caixa delimitadora.  O usuário médio não precisa mudar isso a partir de sua configuração padrão, mas os usuários avançados podem definir o posicionamento ao projetar temas muito detalhados.

elemento _ x

 O valor pode ser positivo ou negativo, este deve estar no intervalo de 0 a 640. A coordenada X move o elemento direito ou esquerdo na tela.
 Quando o valor é positivo, isto é em relação ao eixo vertical fronteira esquerda.
 Quando o valor é negativo, isto significa que o posicionamento é em relação ao eixo borda direita. Ele é usado para amarrar um elemento para a borda direita da tela, sem fazer contas.
 O ponto de referência (origem x = 0, y = 0) é o canto superior esquerdo do ecrã.
 
elemento _ y

 O valor pode ser positivo ou negativo, ele deve estar no intervalo de 0 a 480. A coordenada Y move o elemento para cima ou para baixo na tela.
 Quando o valor é positivo, isto é em relação ao eixo horizontal borda superior.
 Quando o valor é negativo, isto significa que o posicionamento é em relação ao eixo borda inferior. Ele é usado para amarrar um elemento para a borda inferior da tela sem fazer matemática.
 O ponto de referência (origem x = 0, y = 0) é o canto superior esquerdo do ecrã.
 
elemento _ largura

 O valor padrão é indefinido e permite que o tamanho padrão do elemento a ser exibido. Você pode definir um valor positivo ou o valor -1 especial.
 Defina um valor para o que você quer a largura do elemento 's para ser. Seu elemento será exibido esta largura e se uma imagem é usada, ela será redimensionada para caber o valor especificado.
 O valor -1 significa largura "ilimitado". Este valor específico significa que o seu elemento terá tanto espaço quanto possível, a partir da coordenada X até a borda direita da tela. Este valor não pode ser usado em conjunto com alinhados = 1, como para alinhar de acordo com o centro, é necessário saber o tamanho real do elemento.
 
elemento _ altura

 O valor padrão é indefinido e permite que o tamanho padrão do elemento a ser exibido. Você pode definir um valor positivo ou o valor -1 especial.
 Defina um valor para o que você quer a altura do elemento 's para ser. Seu elemento será exibido esta altura e se uma imagem é usada, ela será redimensionada para caber o valor especificado.
 O valor -1 significa altura "ilimitado". Este valor específico significa que o seu elemento terá tanto espaço quanto possível, a partir da coordenada Y até a borda inferior da tela. Este valor não pode ser usado em conjunto com alinhados = 1, como para alinhar de acordo com o centro, é necessário saber o tamanho real do elemento.
 
• _ elemento cor

 Valor String, começando com # e com 6 dígitos hexadecimais.  Ela define a cor do elemento, na ordem RGB.

 Exemplo:
item de _TEXT _ color = # 2e5eb0
texto_do_menu _ color = # 009fff
items_list _ color = # e30000
hint_text _ color = # 000000

 Por padrão, os elementos de usar a configuração text_color se nenhum elemento está definido.

 Notas sobre o formato de arquivo
 Para seus ícones PNG, aqui estão as configurações recomendadas (geralmente imaginar software de edição permitirá que você colocá-las ao salvar o seu arquivo):
 Compressão Max (é lossless assim, não se preocupe).  Quando é necessária alpha, certifique-se de que a sua ferramenta gráfica não "otimizar" a paleta de cores e remover a camada alpha.
 Você também pode usar uma ferramenta chamada "optipng" para comprimir de forma ideal (no entanto o nível de compressão nunca vai ser muito alto) o arquivo, com a seguinte linha de comando:

 optipng -o 5 -nc * .png
 Para o tema que você não terá que trabalhar com o formato JPG, mas para obter informações, recomendamos esta definição para eles (como o usado em material de arte):

 Nível de qualidade entre 70-80, otimizar, não, padrão subsampling "2x2 progressiva
 1x1 1x1 (menor arquivo) ", DCT integral, thumbnail não incorporado.
 O nível de qualidade JPG é a chave para uma boa imagem de olhar, e o resultado pode variar muito, dependendo do tipo da imagem. Por padrão suave você pode ir muito baixo, sem degradação visível, no quadro oposto complexo e granulado normalmente não podem ir além de 70 sem resultados visíveis. Então, faça alguns testes, e não apenas na tela do computador.

 Nota sobre Temas e Art Background
 Você deve tomar conta ao criar seus temas e arte do fundo a respeito de se eles vão usar o layout padrão ou um layout personalizado.  Seu mais provável toda a arte fundo usará o layout padrão de OPL. Os usuários podem não estar cientes de que os elementos em Temas personalizados não serão exibidos corretamente para arte do fundo criado para o layout padrão. Gostaria de sugerir a todos que compartilham um tema com um layout personalizado para não usar a configuração de background_mode = 3, para que o usuário não vai ser preso com os diferentes layouts se eles têm BG Arte em sua pasta ART.

 Usando Temas


 Abrir PS2 Loader pode usar temas para personalizar o seu look. Estes temas podem ser armazenados em todos os meios de comunicação social: dispositivos USB, disco rígido interno, compartilhamento SMB Ethernet e um cartão de memória PS2. Os temas são carregados e exibidos a partir de um nome de pasta. O nome da pasta deve começar com o prefixo: thm_ em letras minúsculas, o que você colocar depois disso será o nome do tema como exibido no OPL.

 
 Exemplo:
• / Thm_ My New Tema / (será exibido como My New Theme em OPL)
• / Thm_ Tema 1 / (será apresentado como Tema 1 em OPL)

 O conteúdo do diretório pode ser ícones personalizados, uma imagem de fundo, uma sobreposição de cobertura e um arquivo de texto CFG definindo a configuração do tema.
 Estes serão utilizados para todas as telas de lista em OPL, com exceção BG Art vai andar sobre um fundo Tema se habilitado e presente na pasta ART. Você pode usar um fundo alternativo para outras telas, ver background_alt_mode acima.

 Exemplo:
• / Thm_My Novo Tema /

 /exit.png
 /app.png
 /config.png
 /eth.png
 /hdd.png
 /usb.png
 /background.jpg
 /conf_theme.cfg
 
 Temas deve estar dentro de uma pasta chamada "THM" em letras maiúsculas para qualquer um dos três dispositivos, compartilhar SMB, HDD e USB.
 Se (ou quando) o dispositivo é iniciado, OPL irá listar os temas encontrados nos seguintes locais:
 
 SMB (compartilhamento de rede)
 No diretório raiz ou conduzi-lo definido como o seu share PS2SMB, em uma pasta THM
 
PS2SMB / THM  /  thm_My Novo Tema  /
 
 Dispositivo USB
 Na raiz da unidade ou conjunto de partições para OPL (onde os jogos estão localizados), em uma pasta THM
massa: THM  /  thm_My Novo Tema  /

 HDD (disco rígido interno)
 Coloque a pasta de THM na partição OPL do HDD [+ OPL], você pode criar a partição, se ele não existir, usando uLaunchELF [FileBrowser> MISC> HddManager]
 
HDD0: + OPL THM  /  thm_My Novo Tema  /

 Temas armazenados em qualquer um destes dispositivos não será exibido se o dispositivo não está habilitado, tenha certeza que você permitiu que o dispositivo que você armazenar seus temas em.
 Temas que são armazenados em um MC deve estar em uma pasta chamada "OPL" em letras maiúsculas e são ativados automaticamente para usar.

 * * * Tenha cuidado como Temas pode usar um espaço valioso MC * * *
 PS2 Cartão de Memória
 Você pode colocar seus temas em um cartão de memória, onde OPL irá procurar por uma pasta OPL em vez de THM:
mc0:OPL thm_My Novo Tema  / ou MC1:  /  OPL  /  thm_My Novo Tema  /

3 comentários:

dark087 disse...

oi posso colocar um vídeo no fundo do tema

Unknown disse...

Como faz os arquivos de texto e letras?

Unknown disse...

Eu uso QuickEdit .. ele é para celular

Postar um comentário

Parceiros

Copyright 2008 - x16 Games: Criando Temas OPL by Wagner Pimentel | .